segunda-feira, 11 de julho de 2011

Prevenção infantil no Verão - conselhos úteis!

O Verão está aí!
Com ele chegam as férias, as viagens e as brincadeiras









Quem lida com crianças sabe que nesta época é necessário um grande esforço para acompanhar as crianças e evitar a sua exposição a situações de perigo. Ao adulto compete prever o comportamento da criança, tendo em conta as suas inclinações naturais para situações potencialmente perigosas, precavendo-as de modo a diminuir o risco que delas pode advir.Os acidentes são a principal causa de morte na população da União Europeia abaixo dos 15 anos, com uma média de 20 mil mortes anuais, o que corresponde a 1 criança morta a cada hora. Portugal é o país com mais mortes por acidentes entre crianças, com uma taxa de 8,95 por 100 mil crianças.









VIAGEM

Programe a sua viagem certificando-se previamente das boas condições do veículo.É obrigatória a utilização de sistemas de retenção (cadeirinhas) devidamente homologadas e adequadas ao peso e tamanho das crianças, devendo certificar-se da sua correcta instalação.Lembre-se que uma colisão a 50 km/h para uma criança que não esteja devidamente protegida equivale a uma queda dum 3º andar!Até aos 18 meses a criança deve viajar numa cadeirinha (grupos 0/0+) voltada para trás num lugar sem airbag. Depois dos 18 meses já pode ser colocada de frente, numa cadeira de apoio aprovada (grupos I/II/III), sendo a criança e a cadeira simultanamente seguras pelo cinto de segurança do automóvel, que deverá passar pelo meio do ombro e ossos da bacia (e não debaixo do braço ou sobre a barriga).O uso dum banco elevatório aprovado, juntamente com cinto de segurança correctamente ajustado, poderá ser a opção a partir dos 7/8 anos e até que a criança tenha 1,5 metros de altura, 36 Kg ou 12 anos.Nas viagens de longo curso páre, no mínimo, de 2 em 2 horas, sentir-se-á mais desperto ao longo de toda a viagem.Nunca deixe as crianças sozinhas no interior do automóvel, ainda que por um curto período de tempo.



PRAIAEXPOSIÇÃO SOLAR

Até aos 12 meses de vida as crianças devem ser mantidas à sombra, vestidas com roupas leves e frescas, de preferência de cores claras, pois estas absorvem menor quantidade de raios solares. O chapéu é aconselhável em qualquer idade.Entre as 11 e as 16 horas as crianças não devem estar expostas ao sol (o período de sombra curta é o de maior risco).Recomenda-se o uso sistemático de protector solar, com índice de protecção nunca inferior a 25 (50 até ano de vida), dada a grande fragilidade da pele das crianças e a maior susceptibilidad a danos celulares decorrentes da absorção de raios U.V.A aplicação do protector solar deverá ocorrer ainda em casa, de modo a oferecer protecção no percurso até à praia. Renove a aplicação do produto de 2 em 2 horas, mantendo-o à sombra.Não guarde o protector solar dum ano para o outro, visto este perder a sua eficácia.Dê água à criança com frequência, com o calor a transpiração aumenta e a desidratação ocorre com maior facilidade.




ÁGUA/BANHOS

Escolha praias vigiadas e classificadas com bandeira azul, pois significa que cumprem um conjunto de requisitos de qualidade ambiental e de infra-estruturas.Respeite e ensine a criança a respeitar as bandeiras de sinalização.Cumpra a regra das 3 horas para a digestão.Nunca deixe a criança sozinha perto do mar, rio, piscinas ou tanques. Poucos sgundos são suficientes para um afogamento silencioso!Não permita mergulhos em locais desconhecidos, estes podem ter bancos de areia ou rochas, podendo originar lesões graves da coluna cervical.Recolha todo o lixo e restos de comida que produzir durante a sua estadia na praia.



CASA

Nas férias muda-se temporariamente de residência e, na maiora das vezes, as novas instalações não estão preparadas para acolher as crianças e evitar situações de perigo.Recordam-se aqui algumas normas de segurança no lar.Evite que a criança tenha acesso à cozinha, principalmente enquanto está ocupado a preparar refeições. Coloque as asas dos tachos e frigideiras que se encontram ao lume viradas para dentro, de modo a evitar que a criança despeje sobre si própria o conteúdo/preparado fervente.Retire do alcance da criança e coloque em reservatório fechado objectos pontiagudos, caixas de detergentes, medicamentos e outros produtos potencialmente perigosos que despertem a curiosidade da criança.Coloque protectores em todas as tomadas eléctricas da casa.Mantenha a criança longe dos parapeitos, use rede de protecção nas varandas, janelas e terraços, evite o fácil acesso a escadas.Use fixadores de tapetes e evite objectos espalhados no chão, pois podem fazer a criança escorregar, tropeçar e cair.Verifique sempre se o brinquedo ou jogo que vai comprar contém a marca CE. Esta é uma garantia de que respeita as normas de segurança e determina que o produto cumpre as normas comunitárias.Inspeccione com frequência o estado de conservação dos brinquedos.




Informações úteis:


  • Nº Nacional de Socorro - 112

  • Dói, Dói, Trim, Trim - 808 242 400


  • Centro de Informação Antivenenos - 808 250 14

  • SOS Criança Instituto de Apoio à Criança - 217 931 617

  • Recados da Criança, Informação e encaminhamento - 800 206 656
In: http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=907