terça-feira, 24 de abril de 2012

Hoje comemorámos o 25 de abril. Na biblioteca a turma de 4º Ano apresentou às outras turmas a dramatização de um texto chamado:"25 de abril, um dia especial."
Os alunos de 1º ano também participaram com a canção "Gaivota"

Este é o texto que dramatizámos:
25 de Abril - Um dia especial

Cravo Grande - Sabes porque é que este dia, o 25 de Abril é um dia especial?
Cravo Pequeno - Sei. Porque foi o dia em que tu nasceste.
Cravo Grande - Que ideia! Não é especial por eu ter nascido. É porque foi o dia em que nasceu a Democracia.
Cravo Pequeno - A quê?
Cravo Grande - Democracia, sabes o que é?
Cravo Pequeno – Eu…não!
Cravo Grande -  E Ditadura? Sabes o que é?
Cravo Pequeno - Também não. Só sei o que é ditado.
Cravo Grande - Muito bem. Explica-me lá o que é ditado.
Cravo Pequeno - Uma pessoa dita e tu tens de escrever o que ele dita. Igualzinho. Se não for igualzinho tens má nota.
Cravo Grande - E se quiseres dar a tua opinião? Se quiseres escolher o que tu escreves, como é que fazes?
Cravo Pequeno - Isso é uma composição! Posso escrever o que quero.
Cravo Grande - É isso mesmo. A ditadura é como o ditado, tens de fazer o que te dizem sem reclamar, senão podes ser preso. A Democracia é como uma composição, podes dar a tua opinião, podes escolher o que quiseres.
Cravo Pequeno - E o que é que isso tem a ver com o 25 de Abril?
Cravo Grande - É que em Portugal, antes de 25 de Abril de 1974, que foi o dia em que eu nasci, havia uma Ditadura e, nesse dia, uns militares que não queriam aquela Ditadura fizeram a revolução e então nasceu a Democracia.
Cravo Pequeno - É por isso que te chamam 25?
Cravo Grande - Sim é por esse motivo.
Cravo Pequeno - Eu acho é que deviam ter-te chamado composição.
Teresa Paixão – Rua Sésamo

segunda-feira, 23 de abril de 2012

"Uma ponte com a 3ª idade"

Hoje recebemos a visita de umas senhoras idosas do Lar dos Pinheiros.
Foi um momento muito importante porque já conhecíamos o Lar onde elas vivem e agora elas ficaram a conhecer a nossa escola.



 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Seres Pequenos, Artes Tamanhas"

Hoje recebemos a visita das professoras Olívia e Gertrudes da EB23 Conde Vilalva.
Vieram dinamizar uma actividade integrada no projecto "Seres Pequenos, Artes Tamanhas", a qual consistiu na leitura de uma poesia de Vinicius de Moraes, pelas alunas Rita e Maria.






Ação de sensibilização para NEE'S João Tomás FA4A

Na sexta-feira, dia 13 de Abril de 2012, foram à minha escola duas pessoas da APCE que se chamavam Isabel Rebordão, que é psicóloga e Breno Teixeira que é terapeuta da fala.
Foram falar sobre a vida de um bebé, como se tirava um bebé da barriga da mãe, como é o nosso cérebro, sobre algumas deficiências e como devemos ajudar os deficientes quando eles precisam de ajuda.
Eu gostei mais de ter os óculos de natação com uma fita para nós não vermos nada, mas também gostei de aprender um pouco de tudo.
Gostei muito de ter feito e ouvido esta atividade diferente.

João Tomás Capelo dos Santos – 4.º Ano
16/04/2012

Ação de sensibilização para N.E.E.S - Beatriz Fernandes FA4A

Sexta-feira, dia 13 de Abril vieram à nossa escola duas pessoas. Uma era a Dra. Isabel Rebordão que é psicóloga e ooutra o senhor Breno Teixeira que é terapeuta da fala. Vieram apresentar um Power  Point sobre as pessoas deficientes e as dificuldades delas. Também aprendemos que se dermos uma pancada muito forte na cabeça podemos ficar com uma deficiência ou até mesmo morrer.
            A seguir fizemos uma atividade que era para nós termos uma ideia de como as pessoas com dificuldades se sentem.
Por exemplo escrever com uns óculos completamente tapados para não conseguirmos ver nada, como os cegos, tampões nos ouvidos como os surdos etc.

Gostei muito desta atividade!
Beatriz Filipa Carreteiro Fernandes
EB1 Frei-Aleixo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia Mundial da Saúde - 1º Ano

Ontem a actividade comemorativa relativa ao Dia Mundial da Saúde, onde a turma de 1º ano da nossa Escola participou, foi notícia no Diári Do Sul.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Acção de Sensibilização para as NEE'S

Na passada sexta-feira recebemos a visita da Psicóloga Isabel Rebordão e do Terapeuta da Fala Breno Teixeira da APCE, que vieram à nossa turma dinamizar uma acção de sensibilização sobre a temática das NEE'S.
Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. A acção foi muito bem apresentada. Primeiro percebemos a forma como são originadas as NEE'S, isto é que tipo de problemas fazem com que elas apareçam. Depois aprendemos como devemos agir face a pessoas portadoras de deficiência e no final realizámos uma actividade lúdica, na qual todos nós tivemos que simular algum tipo de dificuldade para realizar um ditado. Uns tiveram que tapar os olhos, outros colocaram tampões nos ouvidos, outros tiveram que escrever com a sua mão contrária e até o aluno que esteve a ditar teve que colocar uma rolha na boca para sentir uma dificuldade na fala.
Foi uma actividade extremamente interessante, bastante pedagógica e de um enorme sentido cívico.
Os dinamizadores estão de PARABÉNS!!!!













quinta-feira, 12 de abril de 2012

Comemoração do Dia Mundial da Saúde - 1º Ano

Hoje a turma do 1ºAno da nossa escola participou na comemoração do dia Mundial da Saúde. Esta actividade, dinamizada por uma equipa do Centro de Saúde de Évora contou também com a envolvência de alunos de outras escolas do primeiro ciclo e secundário, jardins de infância e com a participação dos utentes do Lar de Idosos dos Pinheiros.
Foi uma oportunidade de aprender ludicamente, de confraternizar e desenvolver importantes comportamentos cívicos e sociais.















domingo, 1 de abril de 2012

Festa da Páscoa

No passado dia 23 de Março encerrámos as actividades de 2º Período com a realização de uma manhã de jogos tradicionais e desportivos. Contámos com a participação dos docentes das AEC'S e com alguns encarregados de educação.
Foi uma manhã muito divertida.