sexta-feira, 18 de março de 2011

Visita de Estudo à Delta. - Os nossos textos 3º Ano

A visita de estudo a Campo Maior

Nesta visita de dia 17 de Março fomos de autocarro a Campo Maior com a turma do 4º ano, visitar a fábrica e o museu do café Delta. Depois dividimo-nos em dois grupos. A seguir fomos à fábrica acompanhados pela Susete, e o 4ºano foi ao museu do café acompanhados pela Cristina. Entrámos no armazém do café verde e a Susete explicou-nos que íamos ver. A Susete abriu um portão que nos levou para a sala que era a primeira sala da fábrica.Depois abriu-se uma pequena porta e caíram grãos de café já torrados. Saímos da sala dos torradores e fomos para a sala do empacotamento.Vimos o café a ser empacotado, outras salas e máquinas. De seguida fomos para o museu acompanhados pela Cristina. Primeiro fomos ver os mapas e plantas em estufa. De seguida vimos máquinas antigas e a primeira carrinha da Delta. E no final ofereceram-nos bolachas e chocolates Delta. Depois fomos almoçar no Jardim e fomos brincar. Quando acabámos de brincar entrámos no autocarro e viemos embora para a escola, onde chegámos por volta das 15h30m. Nós gostámos muito desta visita.

Trabalho realizado Marta, Eliana, Daniel e Tiago Rodrigues

____________________________________________________________________

A visita de estudo a Campo Maior

Dia 17 Março fomos uma visita de estudo a Campo Maior, fomos no autocarro com a turma do 4º ano. Chegamos Campo Maior e fomos lanchar ao jardim do café Delta. Quando acabámos de lanchar fomos arrumar as mochilas no autocarro e fomos acompanhados com a Susete até há fabrica Delta. Entrámos no armazém que se chamava armazém do café Verde. A seguir fomos para a sala dos torradores, para vermos como aquilo funcionava e depois passámos pela sala de empacotamentos. Depois fomos para sala do açúcar. A seguir fomos para o Museu do café Delta. Aprendemos como se chamava a planta que dava o café. E vimos antigos torradores os antigos cafés e as antigas chávenas. E vimos antigas máquinas do café. Nós adoramos esta visita. Soraia, João Tomás, Laura Sofia, Guilherme

___________________________________________________________________

Visita de estudo a Campo Maior

Nesta visita à fábrica Delta, que se situa em Campo Maior, nós aprendemos várias coisas sobre café. Ficámos a saber que o café nasce de uma planta chamada cafeeiro em África, Timor e Brasil. Cresce nestes países onde é colhido, ensacado e enviado para Portugal e é embarcado em navios de carga. Depois de chegar a Portugal vai para a fábrica da Delta onde é preparado. Aqui, o café que vem dentro dos sacos é separado para eliminar os grãos que não prestam .Depois de escolhido vai para outra máquina onde é torrado de seguida e moído. Depois deste processo o café é empacotado e enviado para os cafés, restaurantes, supermercados onde pode ser consumido pelas pessoas. Ficámos a saber que na Delta também existe um museu do café que nos conta um pouco da história desta bebida de que tanta gente gosta e consome diariamente. Adorámos esta visita!

Margarida Murcela, Tiago Guerra, Bernardo, Rui Grazina, e Stefan

____________________________________________________________________ Visita de Estudo a Campo Maior

Ontem dia 17 de Março realizamos uma visita de estudo a Campo Maior com a turma do 4º ano, com os respectivo professores e uma auxiliar a Campo Maior onde partimos de autocarro ás 8h:30min e chegamos ás 10h:15min.Assim que chegamos fomos lanchar. Em seguida fomos divididos por grupos, onde os alunos do 4º ano foram visitar o Museu Delta, nos do 3º ano fomos visitar a fábrica do café Delta. Ao chegarmos á fábrica do café Delta uma senhora com o nome de Susete foi ter connosco, onde nos ensinou as regras que tínhamos de cumprir como por exemplo, na parte exterior da fábrica teríamos que andar entre as linhas brancas, e na parte interior da fábrica, teríamos que andar entre as linhas amarelas para que não nos magoasse-mos nas máquinas. Ao entrarmos na fábrica fomos ver o armazém, onde se armazenava as sacas do café verde. De seguida fomos a uma parte da fábrica, onde estavam algumas máquinas, duas delas torravam o café, depois do café estar torrado caía para uma parte da máquina onde se arrefecia o café torrado. Depois do café arrefecido era empacotado manualmente ou através das máquinas. Fomos visitar uma sala das capsolas e em seguida fomos ver a sala do açúcar. No Museu vimos um mapa onde existe o café, aprendemos como se chama a planta do café, vimos que existia café torrado e café verde, vimos também que o café verde não tem cheiro e o café torrado tem cheiro. Tivemos oportunidade de mexer no café verde e no café torrado, vimos como é transportado. Vimos as primeiras chávenas de café, as primeiras latas e o primeiro carro que transportava o café. No final foi -nos oferecida uma bolacha e um chocolate. Adoramos esta visita.