terça-feira, 14 de junho de 2011

Um livro é... 4º Ano

Ainda em torno do trabalho de preparação para a recepção ao escritor João Pedro Mésseder a turma do 4º ano construiu colectivamente estas quintilhas, que depois ofereceu ao escritor.

Um livro para mim é:


Ana

Um livro levou-me pela leitura
Uma história que não sei :
Eram príncipes e princesas
Feiticeiras, bruxas e morcegos.
Adivinhas do que falei?


Bruno

Um livro levou-me para o espaço
Para ver todas as maravilhas
Com isso muito aprendi
Planetas, estrelas e cometas
Que nunca mais esqueci.


Carolina

Um livro é sonhar,
É ler de braços abertos.
Gostava de ver todos os livros
Agora que estou a ler
Um livro de poesia. Quem diria…


Daniel

Um livro leva-me numa viagem :
Sobrevoei um território com oito leões,
Grandes, gordos e ferozes,
Magros, feios e pequenos,
Mas não eram valentões !..


Daniela Rosa

Um livro é para ler
E para imaginar
Imaginar o nosso mundo.
O mundo é como o livro,
O livro que está nas nossas mãos .




Daniela Brito

Começo a ler um livro,
Parece que me liberto
Dei asas à minha imaginação,
Voei…voei…voei…
É tão bonito ,eu sei!


Diogo

Um livro levou-me ao céu,
Mostrou-me os anjos,
Vi como era lindo…
Fiquei encantado
Porque me senti amado.


Gonçalo Calçada

Um livro levou-me para o mar,
Para ver a sua beleza,
Eu vi um golfinho…
Pedi-lho para dar uma volta!
Para falar a verdade ,não sei onde ir…


Gonçalo Malarranha

Um livro dá vida,
A todos os seres vivos
Deste mundo.
Tem poder para mandar
A morte para o fundo !...


Joana Ascenção

Um livro é …
Sábio e discreto.
Não faz barulho se não lhe tocarmos,
Há de poesia, de contos…
Quando lemos ,ficamos a saber mais…




Joana Casinha


Num livro vale tudo,
Está sempre a ensinar.
Aprendemos deste modo
A ler, a escrever
E até a contar .


João Coelho

O livro levou-me
Para dentro dele.
A história é real.
Eu era a personagem principal:
Um grande animal ,racional!


Leonor

Levou-me um livro em passeio,
Mas sei por onde passei:
Passei por Lisboa a voar,
Andei por Évora a correr,
E ,não sei onde vou parar…


Margarida Sim Sim

Um livro que eu li,
Levou-ma à imaginação:
Levou-me a passear
Na palma…
Da minha mão !...


Margarida Mocho

Levou-me um livro à Natureza,
A ver e ouvir o silêncio,
A sentir o vento fresquinho
A bater na cara,
Como pedaços de pó de terra




Margarida Abreu

Levou-me um livro
Numa viagem encantada
Pelo mundo fora,
Numa viagem imaginada
Nesta terra habitada…


Mª Madalena

Levou-me um livro até ao deserto,
Onde andei, sem parar,
Nunca mais encontrava água
Para beber, até chegar.
Mas podia respirar …


Mariana

Um livro levou-me à alegria,
À tristeza, à desilusão e ao amor,
Levou-me a casa da minha tia
E à tristeza da Leonor .
Sinto cá um calor…


Miguel Patrício

Um livro levou-me à imaginação:
Vi um castelo assombrado,
Onde estava um zombi .
Mas não sei se é verdade…
Estou atrapalhado…


Miguel Hipólito

Um livro levou-me com ele
Mas que grande imaginação…
Ensinou-me a pensar melhor
Para ter um excelente
Nas provas de aferição…




Pedro

Levou-me um livro ao espaço
Para conhecer os marcianos.
Lembro-me de ter ido parar
A um buraco negro.
Para falar a verdade, fiquei com medo!...


Rita

Um livro levou-me
Para o norte de Portugal
À vinda para cá ,se der,
Vou homenagear
João Pedro Mésseder


Rúben

Um dia …
Um livro levou-me
Para uma terra, sei lá onde,
Cheia de riquezas
E de maravilhas douradas…


Tiago

Numa viagem
Um livro levou-me até
Ao estádio da Luz.
Espero ver toda a equipa
E até o Jorge Jesus…

Sem comentários:

Enviar um comentário