E já agora também podem saber quais as escolas do nosso distrito que participam nesta iniciativa é só clicar: http://www.geracaoedp.edp.pt/atuaenergia/#/camiao
sábado, 30 de abril de 2011
A Tua Energia
25 de Abril - Exposição
Esta é a pequena Exposição alusiva ao 25 de Abril, que se encontra patente no hall de entrada da nossa Escola.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
25 de Abril 2º Ano
25 de Abril 1º Ano
25 de Abril - 4º Ano
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Dia da Mãe - Leitura poética - 3º Ano
Eu queria uns sapatos
com asas nos saltos.
batia com eles no chão
Trás, trás…
Eu subia ao céu
por cima das nuvens,
por cima das terras,
por cima do mar…
Não para lá ficar
Mas para pedir ao céu,
que tem tantas,
a estrela mais linda
para dar à minha Mãe!
Campos de Oliveira
Hoje na nossa sala trabalhámos o poema acima transcrito de Campos de Oliveira para iniciar o tema do Dia da Mãe que é já no próximo domingo.
Como este poema não é muito grande todos tivemos oportunidade de o ler em voz alta para a turma.
Aqui ficam algumas fotos e uns pequenos filmes que registaram o momento.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Concurso "O leitor é um sonhador" - 4º Ano
Na nossa turma a proposta de leitura foi um excerto do livro:" O soldado João" de Luísa Ducla Soares, da editoria Civilização.
Na nossa sala os vencedores foram a Daniela Brito e o Miguel Hipólito . Por isso foram eles que nos foram representar. Pela sua participação receberam um bonito diploma.
O Leitor é um Sonhador 3º Ano
25 de Abril - Reprodução de Postais - 3º Ano
terça-feira, 26 de abril de 2011
25 de Abril - 3º Ano
Ouvimos a leitura de um livro digital de Manuel António Pina chamado "O Tesouro".
Depois disso explorámos a leitura do livro através da realização de uma ficha de trabalho.
No final cada um de nós definiu liberdade. Com essas definições fizemos um cartaz colectivo.
Também ouvimos várias canções sobre o 25 de Abril. Sobre elas aprendemos o seu significado e até as cantámos.
Delas destacámos as canções:"Depois do Adeus", "Grândola Vila Morena" e "Somos Livres". O nosso professor até nos trouxe os discos destas três canções e o João Tomás trouxe-nos as letras das canções.
Com as capas dos discos e com as letras também fizemos um cartaz.
Informações matrículas para o 1º Ano
A partir do dia 15 de Abril e até ao dia 15 de Junho, decorre o período para os pedidos de matrícula com vista à frequência da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico no ano lectivo de 2011/2012. Este ano, pela primeira vez, vai estar disponível no Portal das Escolas o serviço Matrícula Electrónica, que permitirá aos encarregados de educação efectuarem o pedido de matrícula dos alunos no 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico em estabelecimentos públicos de ensino, com o recurso à autenticação através do Cartão de Cidadão. Em alternativa à Matrícula Electrónica, os encarregados de educação podem efectuar o pedido de matrícula de modo presencial, na sede do Agrupamento, como tem acontecido até aqui, fazendo-se acompanhar pelos Cartão de Cidadão (ou BI), NIF (número de contribuinte, Segurança Social do aluno e do encarregado de educação, e preferencialmente, pelos elementos identificativos dos pais.
Regresso à Escola
Já sabemos também que no Verão mais espaços irão ser também pintados.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Ementa Semanal 26/4 a 29/4
http://www.eb23-condevilalva.edu.pt/dados/correio/867.pdf
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Gastronomia Pascal - Saber um pouco mais - Ensopado de Borrego



10 fatias de pão tipo caseiro
2 cebolas médias
3 dentes de alho
4 tomates maduros
4 c.(sopa) de azeite
2dl de vinho branco
1 c.(chá) de pimentão doce
1 folha de louro
Salsa, sal e piri-piri q.b.
Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os. Lave e escalde os tomates, retire-lhes a pele e as pevides e corte-os em cubos.
Aqueça o azeite num tacho, junte a cebola os alhos, o louro e um pouco de salsa em rama e deixe refogar até a cebola ficar transparente.
Junte depois o tomate, deixe refogar mais um pouco, adicione o borrego com a marinada, mexa e deixe cozinhar em lume brando durante aprox. 40 minutos ou até o borrego ficar macio. Tempere com piri-piri (opcional), rectifique o sal e verifique se necessita de um pouco de água.
Corte as fatias de pão ao meio e torre-as. Na hora de servir, coloque as fatias de pão nos pratos, disponha o borrego com o molho por cima e polvilhe com salsa picada.
Gastronomia Pascal -Saber um pouco mais - Bolos Fintos, Folares e Lagartos de Portalegre
Ingredientes:
1kg de pão em massa
6 ovos
1kg de açúcar
200g de banha (ou margarina)
150 g de margarina
4dl de leite fervido
3 colheres de sopa de erva doce em grão
3 paus de canela
2 colheres de sopa de erva doce em pó
2,2kg Farinha com fermento (até tender)
Modo de Preparção:
Ferve-se o leite com a canela e a erva doce em grão, Passa-se num passador e reserva-se. Derretem-se as gorduras em lume brando, e deixa-se arrefecer. Num alguidar coloca-se o pão em massa, mistura-se primeiro as gorduras, depois o leite e por fim os 6 ovos mexidos. Mexe-se bem até dissolver a massa em pão e a mistura ficar homogénea. Deita-se a farinha lentamente e a erva doce em pó. Amassa-se bem e deixa-se repousar 1 hora. Depois transforma-se em lagartos, folares ou bolos fintos redondos ou em forma de rim.
Gastronomia Pascal - Saber um pouco mais - Borrego Assado no Forno

Ingredientes:1 perna de borregobatatasazeitevinho branco cebolas alhosnoz moscadapimenta,cravinho,salsa,louro sal
Modo de Preparação:Deita-se o azeite e a cebola cortada em rodelas num tabuleiro de forno. Coloca-se a perna do borrego, as batatas (pequenas e inteiras) e sal. Por cima põe-se mais cebola em rodelas, os alhos picados, um ramo de salsa, pimenta, cravinho, noz moscada, e uma folha de louro.Rega-se com um fio de azeite e vinho branco.Vai ao forno a assar, tendo o cuidado de não deixar secar (rega-se com o molho ou um pouco de água durante a assadura), até ficar bem louro.
Páscoa no Alentejo - Tradições ligadas à segunda-feira levam pessoas para o campo
Na Arquidiocese de Évora, nalgumas localidades, essa tradição de ir para o campo ganhou contornos de Romaria, com um programa organizado em que o sagrado e o profano convivem, sendo momentos de devoção religiosa e de saudável convívio entre familiares e amigos.
Junto à fronteira, há décadas que, no fim-de-semana da Páscoa, a vila de Campo Maior fica praticamente deserta porque a maioria da população, incluindo famílias inteiras, se mudam literalmente para as margens do rio Xévora, junto do Santuário de Nossa Senhora da Enxara, a poucos quilómetros da aldeia de Ouguela e de Alburquerque.
No dia mais importante da Festa, Segunda-feira de Páscoa, feriado municipal, realiza-se uma Missa seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Enxara, terminando as festas, como é tradicional com o sorteio de uma bezerra, um borrego, um Leitão e um Presunto.
Mais a oeste da Arquidiocese, decorre a Romaria em honra de Nossa Senhora do Carmo, que acontece na Serra de São Miguel, concelho de Sousel. Trata-se de uma romaria secular que se realiza anualmente, na segunda-feira de Páscoa. Segundo a imprensa local, as gentes da vila de Sousel, numa azáfama, preparam de véspera o cabrito assado, o ensopado de borrego, as “costas” e o pão que são feitos no forno de lenha. Na Segunda-feira de Páscoa invadem a Serra de S. Miguel, em busca de uma sobra das oliveiras que a povoam, para estenderem as suas toalhas e fazerem o piquenique.
Durante a Páscoa, a imagem de Nossa Senhora do Carmo é levada para a Capela, no alto daquela Serra. E na próxima Segunda-feira, cumprindo a tradição, está marcada a Missa seguida de Procissão, para o meio-dia. Finalizadas as cerimónias religiosas, acontece o almoço e depois, o tradicional rebola. Para outros, depois do almoço vem a “sesta”, enquanto esperam pelo início da tourada, marcada.
A Sul na Arquidiocese, nomeadamente, por Mourão, na segunda-feira de Páscoa realiza-se a Romaria de S. Pedro dos Olivais. O dia começa com o cortejo, em volta do Jardim Municipal, a Missa Solene campal, na ermida de S. Pedro, seguida de Procissão em volta da ermida. Após a confraternização, inicia-se o Arraial, com o leilão das fogaças ofertadas.
Pelo Alentejo fora existem ainda outras festas e romarias tradicionais com maior ou menor organização, que marcam a segunda-feira de Páscoa e os dias seguintes, como acontece no concelho de Alandroal, onde na segunda-feira de Pascoela, oitavo dia depois da Páscoa, acontece a Romaria da Senhora da Boa Nova, para a qual muitos ainda guardam o borrego e o foral para degustarem por esses dias.
Em Redondo, a tradição na segunda-feira de Páscoa continua também a cumprir-se com a romaria à Ermida de Nossa Senhora da Piedade.
Na cidade de Elvas a tradição de ir comer o borrego para o campo é também cumprida, sendo que neste caso, na segunda-feira de Páscoa, os elvenses rumam para a Ajuda, nas margens do Rio Guadiana, onde comem o borrego assado.
Na zona de Évora um dos principais locais escolhidos para passar a segunda-feira de Páscoa é a Barragem da Graça do Divor.
texto adapatado de : http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=71886